Política

Acirramento entre Renan Filho e Rui Palmeira terá reflexos em 2018

Por Blog do Edivaldo Júnior 15/09/2016 10h10
Acirramento entre Renan Filho e Rui Palmeira terá reflexos em 2018

Nada será como antes na política de Alagoas, depois da eleição de prefeito em Maceió – seja ela decidida no 1º ou no 2º turno.

O acirramento do confronto entre o prefeito Rui Palmeira (PSDB) e o governador Renan Filho (PMDB) antecipa a disputa pelo poder político no estado.

Quem ganhar a eleição em Maceió sai fortalecido para 2018. Rui Palmeira tem hoje em torno dele a base para formação de um forte grupo de oposição a família Calheiros. Se for vitorioso, pode consolidar a formação de um grupo que terá, entre outros, o ministro Maurício Quintella, o senador Benedito de Lira, o ex-governador Teotonio Vilela Filho e o deputado federal Ronaldo Lessa.

Já uma derrota de Rui Palmeira fortalece diretamente o grupo do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho, na medida em que o grupo que está formado hoje em torno do prefeito tende a se dissolver, tomando cada liderança rumo próprio.

Uma eventual vitória de Cícero Almeida fortaleceria muito o governador, na medida em que Renan Filho chamou para a si a responsabilidade da eleição na capital e tem aparecido na propaganda eleitoral quase tanto quanto o próprio candidato. Com a prefeitura de Maceió, Renan Filho ampliaria sua força política e poderia recompor as forças políticas em torno do seu governo.

A vitória de um terceiro candidato não está, no entanto, descartada. Nessa hipótese, os dois grupos – o de Rui Palmeira e de Renan Filho – sairão enfraquecidos e os reflexos para as eleições de 2018 serão imprevisíveis