Política

Justiça Eleitoral reconduz prefeita de Porto Real do Colégio ao cargo

Cassada por infidelidade partidária, Maria Rita Bonfim Evangelista obteve liminar do TSE para reassumir mandado

Por Da Redação com Com Assessoria 28/05/2014 08h08
Justiça Eleitoral reconduz prefeita de Porto Real do Colégio ao cargo
Com a decisão do TSE, a prefeita Maria Rita Evangelista retorna ao cargo - Foto: Divulgação

O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, deferiu liminar, determinando a recondução da prefeita afastada de Porto Real do Colégio-AL, Maria Rita Bonfim Evangelista, ao cargo. O ministro suspendeu decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), que havia decretado a perda de mandato de Maria Rita por suposta prática de infidelidade partidária.

Para decretar a perda do mandato, o TRE de Alagoas entendeu que a prefeita saiu do Partido Trabalhista brasileiro (PTB) e se filiou ao Partido Social Democrático (PSD) antes do deferimento do registro deste último pelo TSE, o que ocorreu em 27 de setembro deste ano. A ação de perda de cargo eletivo contra a prefeita foi apresentada pelo vice-prefeito José de Oliveira (PRB).

Decisão

Na decisão, o ministro Ricardo Lewandowski destaca que a criação de partido político é causa legitimadora para a desfiliação partidária e que a jurisprudência do TSE é no sentido de que deve haver prazo razoável entre o fato justificador da desfiliação partidária e a saída do político da sigla pela qual foi eleito.

“Na espécie, não entendo desarrazoado o prazo entre a desfiliação do partido pelo qual a autora foi eleita, 25 de maio de 2011, e a data da aprovação do partido pelo TSE, 27 de setembro de 2011”, ressalta o ministro.