Polícia

PTK teria sido escolhido pelo Comando Vermelho para disputar vaga na Câmara

Operação prendeu 9 pessoas em três estados e revelou como a facção teria planejado conquistar uma cadeira na Câmara de Maceió

Por Redação 03/06/2026 10h10
PTK teria sido escolhido pelo Comando Vermelho para disputar vaga na Câmara
PTK teria sido escolhido pelo Comando Vermelho para disputar vaga na Câmara - Foto: Reprodução

Nas primeiras horas desta quarta-feira, policiais civis e militares cumpriram 51 mandados judiciais simultaneamente em Maceió, Marechal Deodoro e no Rio de Janeiro. Nove pessoas foram presas. A Operação Morro do Alemão mirava integrantes do Comando Vermelho com atuação em Alagoas, mas um nome na lista de alvos chamou atenção por um motivo incomum: o de um influenciador digital.

Patrick Almeida, conhecido nas redes como PTK, foi alvo da operação. Segundo as investigações conduzidas pela DRACCO, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, ele teria sido escalado por Nem Catenga, apontado como líder do CV em Alagoas, para concorrer a vereador em 2024 e representar os interesses da facção dentro da Câmara de Vereadores de Maceió. Nas redes sociais, PTK se apresenta hoje como pré-candidato a Deputado Federal.

A operação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas, com participação da Polícia Civil e da Polícia Militar. As investigações, feitas em parceria com o Batalhão de ROTAM e a Chefia Geral de Inteligência Integrada, apontaram que a cúpula do CV buscava expandir sua influência territorial no estado. Os 51 mandados, sendo 21 de prisão e 30 de busca e apreensão, foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital com base em provas técnicas produzidas ao longo do processo investigativo.

Em campo, a ação mobilizou agentes da ROTAM, BOPE, Choque, BPRv, BPTran, BPA, 1º Batalhão, DRACCO, CORE, Tigre e Seção de Capturas, além de apoio aéreo do Departamento Estadual de Aviação.

A SSP-AL informou que o enfrentamento ao crime organizado segue como prioridade e que denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181, com sigilo garantido.