Polícia

Homem é autuado após desacatar PM e alegar influência política em Arapiraca

Acusado teria resistido à abordagem afirmado ser “família de deputado” durante ação policial

Por Esther Barros 12/02/2026 07h07
Homem é autuado após desacatar PM e alegar influência política em Arapiraca
Central de Flagrantes Arapiraca - Foto: Reprodução

Um homem foi autuado por desacato na noite dessa quarta-feira (11), em Arapiraca, após ofender policiais militares durante uma abordagem realizada por equipes da Polícia Militar.

Segundo informações, a equipe policial realizava patrulhamento de rotina quando recebeu denúncia sobre dois indivíduos em atitude considerada suspeita em um galpão do município. Ao chegar ao endereço informado, os militares encontraram um homem e uma mulher, que teriam demonstrado nervosismo ao perceber a aproximação da viatura.

Durante a abordagem, os policiais determinaram que ambos permanecessem de costas e com as mãos na cabeça. Conforme relato da PM, o homem não acatou as ordens, reagiu de forma exaltada e passou a dirigir ofensas aos agentes, atingindo a honra funcional dos militares.

Ainda de acordo com a ocorrência, o suspeito teria desobedecido reiteradamente às determinações, tentando se levantar e deixar o local. Em meio às declarações, ele afirmou que os policiais “não sabiam com quem estavam lidando”, alegando ser parente de um deputado e possuir influência política na região.

Diante da conduta, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 331 do Código Penal, que tipifica o crime de desacato. 

O caso será encaminhado ao Poder Judiciário, que deverá adotar as medidas cabíveis.