Polícia
Forças de segurança deflagram megaoperação no Litoral Sul de Alagoas
Ação integrada cumpre 58 mandados; organização criminosa já tem 12 integrantes presos
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) deflagrou, nas primeiras horas desta quinta-feira (4), uma ampla operação integrada entre as Polícias Civil e Militar para desarticular uma organização criminosa com forte atuação em Coruripe, no Litoral Sul do estado.
Batizada de Operação “Litoral Sul”, a ofensiva cumpre 23 mandados de prisão e 35 de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Até o momento, 12 suspeitos já foram presos.
As investigações duraram cerca de dez meses e foram conduzidas pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), da Polícia Civil, em parceria com a 9ª Companhia Independente da Polícia Militar.
O grupo é apontado por envolvimento em uma ampla lista de crimes, incluindo tráfico de drogas, porte ilegal de armas, roubos, desmanche de motocicletas, exploração sexual infantil, homicídios e até práticas de “Tribunal do Crime” contra seus próprios membros.
Embora concentrada em Coruripe, a atuação criminosa também se estendia a Jequiá da Praia, São Sebastião e a regiões específicas de Coruripe, como Barreiras, Poxim, Alagoinhas e o distrito de Pindorama.
A megaoperação faz parte da Operação Renorcrim, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que articula ações nacionais de enfrentamento a organizações criminosas.
O nome “Litoral Sul” remete à área geográfica onde o grupo atuava que é uma região turística marcada por praias, piscinas naturais e pelo tradicional farol de Coruripe.
A SSP reforça a importância da participação da população no combate ao crime. Informações sobre tráfico de drogas, homicídios, roubos e outras ações ilícitas podem ser repassadas anonimamente pelo Disque Denúncia 181.

