Polícia

SSP realiza simulações de combate a crimes complexos em Alagoas a partir desta segunda

Treinamentos incluem sequestros, explosões de carro-forte e ataques a bancos, com foco no enfrentamento ao crime organizado

Por Redação* 06/10/2025 09h09
SSP realiza simulações de combate a crimes complexos em Alagoas a partir desta segunda
SSP realiza simulados de combate a crimes complexos em AL a partir desta segunda. - Foto: Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) inicia, nesta segunda-feira (6), uma série de simulados de combate a crimes complexos em Alagoas. As atividades fazem parte dos cursos de Operações Policiais Integradas e Plano de Gestão de Crises de Segurança na Cidade, realizados em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Segundo a SSP, os exercícios acontecerão em Maceió e em cidades do interior do estado, com intensa movimentação policial, mas de forma controlada e sem risco para a população. O objetivo é capacitar agentes das forças de segurança para atuação em situações de alta complexidade, garantindo resposta rápida e coordenada contra o crime organizado.

Entre os simulados previstos estão:

  1. 06/10: Abertura no Auditório do Tribunal de Contas do Estado, às 8h;
  2. 07/10: Sequestro de gerente bancário no Banco Santander Select, Ponta Verde, às 7h, com negociação e uso de sniper;
  3. 08/10: Explosão de carro-forte em Satuba, às 7h (trecho da pista será bloqueado);
  4. 08/10: Salves de facções com múltiplos ataques em Maceió (atividade teórica);
  5. 09/10: Ataques a bancos (Novo Cangaço e Domínio de Cidades) em Maceió, Maragogi, Arapiraca e Piranhas, às 21h. Em Maceió, a simulação será no Banco do Brasil do Farol;
  6. 10/10: Prisões simuladas em Marechal Deodoro.

O Curso de Plano de Gestão de Crises, em sua 9ª edição, foca na administração de ocorrências complexas e de baixa familiaridade, oferecendo ferramentas para planejamento estratégico. Já o Curso de Operações Policiais Integradas, em sua segunda edição, trabalha o pós-incidente, com ênfase em persecução penal, inteligência e preservação da cadeia de custódia.

A solenidade de abertura será no auditório do Tribunal de Contas, e as instruções práticas ocorrerão na sede do Batalhão de Polícia de Rotam, em Maceió.

*Com informações da Assessoria