Polícia
PRF resgata 97 aves vítimas de maus-tratos em Canapi
Animais eram transportados em condições insalubres dentro de ônibus clandestino e foram encaminhados ao Ibama

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 97 aves vítimas de maus-tratos na tarde da última quinta-feira (25), no município de Canapi, Sertão de Alagoas. A ação fez parte de uma operação de combate a crimes ambientais.
Por volta das 14h, uma equipe da PRF deu ordem de parada a um ônibus que realizava transporte de passageiros de forma clandestina. Durante a fiscalização, os agentes encontraram três gaiolas com as aves, que estavam em posse de um dos passageiros.
As espécies identificadas foram 73 coleirinhos, 20 papa-capins, três canários e um tiziu. Todas eram mantidas em condições insalubres, confinadas em gaiolas com pouca mobilidade, sem acesso à água e expostas às próprias fezes.
O responsável pelo transporte irregular responderá na Justiça pelos crimes ambientais constatados. As aves foram encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Maceió.
O celular do suspeito foi entregue ao Ministério Público do Estado de Alagoas, enquanto o veículo, que também apresentava irregularidades, foi recolhido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para adoção das medidas legais cabíveis.
