Polícia
Videomonitoramento da SSP e ação da PM salvam mulher em surto na Cidade Universitária
Intervenção rápida e humanizada mobilizou SSP, PM e Corpo de Bombeiros em Maceió

Na madrugada desta segunda-feira (22), uma ação conjunta entre o Sistema de Videomonitoramento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) e policiais militares do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) salvou uma mulher em surto psiquiátrico nas proximidades da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no bairro Cidade Universitária, parte alta de Maceió.
Através das câmeras da região, foi possível acompanhar o deslocamento da vítima até o parapeito da passarela da Ufal. Imediatamente, uma guarnição foi acionada e, ao chegar ao local, os policiais iniciaram um diálogo com a mulher, conquistando sua confiança. Com agilidade, os militares conseguiram contê-la e retirá-la da situação de risco.
Em seguida, equipes do Corpo de Bombeiros Militar deram continuidade ao atendimento e encaminharam a paciente ao Hospital Escola Portugal Ramalho, no bairro do Farol, para cuidados médicos especializados.
O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, elogiou o zelo e o preparo dos agentes envolvidos. “As forças de segurança atuam continuamente para qualificar o trabalho diante de adversidades. Em casos específicos, como este, o discernimento e a atenção são fundamentais para o êxito da ação, e foi exatamente isso que observamos na atuação dos nobres guerreiros”, afirmou.
A SSP também tem investido na qualificação profissional para atendimento de ocorrências envolvendo transtornos psiquiátricos. Recentemente, o Corpo de Bombeiros Militar promoveu uma capacitação interinstitucional voltada à abordagem de tentativas de suicídio, reunindo profissionais da saúde e da segurança pública. O objetivo é fortalecer a cooperação, padronizar protocolos e aprimorar o atendimento para que seja mais técnico, empático e humanizado.
Durante o mês de setembro, outras ações foram realizadas pelas instituições ligadas à SSP, como palestras promovidas pela Polícia Militar, reforçando a importância da promoção da saúde mental entre os agentes públicos.
Para os servidores, a SSP oferece o programa Escuta Susp, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, que disponibiliza atendimento psicológico gratuito para casos de risco moderado ou alto. O serviço é realizado de forma online e pode ser acessado pelo número (82) 98819-2710.
Já para a população em geral, o número de apoio emocional é o 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV), disponível 24 horas por dia.
