Polícia
PF desmantela esquema clandestino de anabolizantes no interior de Alagoas
Medicamentos ilegais eram enviados por transportadora e representavam risco à saúde pública

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (2), uma operação que investiga a comercialização ilegal de anabolizantes no Agreste de Alagoas.
A ação, batizada de Operação Hipertrofia, resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão no município de Arapiraca.
Segundo a PF, a investigação teve início após denúncias feitas em fevereiro deste ano sobre o envio suspeito de substâncias por meio de uma transportadora.
Exames periciais confirmaram que pelo menos uma das remessas continha esteroides anabolizantes de origem clandestina e sem qualquer registro na vigilância sanitária.
A comercialização e distribuição desse tipo de produto, além de ilegal, representa sérios riscos à saúde pública, principalmente pelo uso sem prescrição médica e pela possibilidade de contaminação por falta de controle na fabricação.
A Polícia Federal agora trabalha para rastrear a origem dos medicamentos e identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
Os investigados podem ser responsabilizados por crimes de falsificação e adulteração de substâncias medicinais, cujas penas podem chegar a 15 anos de prisão, além de multa.
O nome da operação remete aos efeitos físicos provocados pelos anabolizantes — a hipertrofia muscular — e reforça o alerta sobre os riscos do consumo de substâncias sem controle sanitário.
