Polícia

VÍDEO: ''tornado'' provoca estragos em interior alagoano

Moradores que gravaram o fato ficaram assustados com o fenômeno

Por Redação* 22/02/2024 19h07
VÍDEO: ''tornado'' provoca estragos em interior alagoano
Redemoinhos assustaram moradores - Foto: Reprodução

Na tarde desta quinta-feira, 22, um fenômeno similar a um "tornado" foi registrado na zona rural de Estrela de Alagoas, no Agreste.

Imagens feitas por moradores da região, que ficaram aflitos, mostram que o fenômeno atingiu casas e provocou estragos em algumas residências. 

A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) confirmou o fenômeno e explicou que ele pode estar ligado às áreas de instabilidade que estão se formando sobre o continente. 

"O fenômeno que aconteceu nesta tarde em Estrela de Alagoas pode ser uma célula funil que acontece em nuvens muito convectivas, também chamadas de super células. O que define o tornado é a intensidade dos ventos e o raio de destruição na área atingida. No caso, o fenômeno pode estar associado às áreas de instabilidade que estão se formando sobre o continente, devido ao posicionamento do VCAN sobre o Oceano Atlântico'', detalhou.

''O que é um VCAN? Vortice Ciclonico em Altos Níveis, basicamente um centro de baixa pressão que se forma nos altos níveis e pode se estender para níveis mais baixos da atmosfera", explicou a meteorologista da Semarh, Anna Bárbara Coutinho.

Com agências.