Polícia

Idoso vítima de maus-tratos é resgatado em situação de abandono no bairro do Tabuleiro

Ação realizada pela SSP contou com o apoio do Creas Santa Lúcia; senhor de 81 anos foi levado para abrigo no Jaraguá

Por Redação* 13/05/2023 10h10 - Atualizado em 13/05/2023 11h11
Idoso vítima de maus-tratos é resgatado em situação de abandono no bairro do Tabuleiro
O senhor encontrava-se em situação precária, sem alimentação, água e sem os cuidados básicos de higiene - Foto: Ascom SSP/AL

Um idoso de 81 anos foi resgatado da situação insalubre e de abandono que vivia no bairro do Tabuleiro do Martins, na parte alta de Maceió. O resgate aconteceu nessa sexta-feira (12), após informações sobre os maus-tratos serem repassadas através do Disque-denúncia, o 181.

Durante a operação integrada, realizada pelo Programa Pessoa Idosa Protegida, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, equipes foram ao imóvel onde estava o idoso, localizado na Rua Firmo Correia de Araújo, e constataram o fato denunciado.

No local, o senhor encontrava-se em situação precária, sem alimentação, água e sem os cuidados básicos de higiene. Ele só possuía a roupa do corpo, que estava bastante suja de fezes e urina. Como na casa não há banheiro, o idoso realizava as necessidades fisiológicas em um balde.

Foto: Ascom SSP/AL


Também foi constatado que a vítima tem limitação nos membros inferiores e usava uma cadeira de plástico para fazer deslocamentos no interior da casa, se arrastando. O senhor informou às equipes que o próprio filho teria tirado a cadeira dele e dado para outra pessoa. Ainda segundo o idoso, este mesmo filho estava com seus documentos e recebe seu dinheiro, gastando-o com bebidas e jogos. O indivíduo infrator não foi encontrado pelos militares.

Dadas as circunstâncias verificadas, as equipes conseguiram uma vaga para o idoso na Casa de Passagem Familiar, situada no bairro do Jaraguá. Antes de ser encaminhado para o abrigo, ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento Galba Novaes de Castro, onde fez exames e recebeu medicação, tendo em vista que estava desidratado e com a pressão elevada.

O Programa Pessoa Idosa Protegida continuará com as diligências para localizar o indivíduo que deixou o pai sem a assistência devida e ainda usufruía do dinheiro do benefício dele.

*Com Ascom SSP/AL