Polícia

Operação da PF investiga fraude no auxílio emergencial em Maceió e outras duas capitais nordestinas

A operação cumpre 4 mandados nas capitais de três estados nordestinos: Maceió/AL, Salvador/BA e Natal/RN, sendo quatro mandados de busca e apreensão e um mandado judicial de afastamento de sigilo bancário dos investigados

Por Redação* 11/10/2022 11h11
Operação da PF investiga fraude no auxílio emergencial em Maceió e outras duas capitais nordestinas
30 policiais federais que cumprem as medidas judiciais nas cidades de Maceió, Salvador e Natal - Foto: Ascom PF

A Polícia Federal realiza, na manhã desta terça-feira (11), a Operação "Parcela Nordestina", que visa combater as fraudes ao auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal. A operação cumpre 4 mandados nas capitais de três estados nordestinos: Maceió/AL, Salvador/BA e Natal/RN, sendo quatro mandados de busca e apreensão e um mandado judicial de afastamento de sigilo bancário referente aos investigados.

Segundo informações, no aplicativo CAIXA TEM da CEF, aproximadamente 51 contas do Auxílio Emergencial foram fraudadas, sendo transferidos os valores depositados para contas vinculadas aos fraudadores. Os suspeitos também realizaram pagamento de de boletos bancários emitidos por eles mesmos, resultando num prejuízo inicial apurado superior a R$ 50 mil.

Acredita-se que a fraude seja muito maior, na medida em que os dados se referem a curtos períodos analisados de no máximo 16 dias, entre abril e maio de 2020, e apenas àquelas fraudes contestadas pelas vítimas. Com o prosseguimento das investigações, será possível determinar o montante exato do desvio, bem como a eventual participação de outras pessoas.


*Com Ascom PF