Polícia

Presos em operação contra fraudes em notas fiscais têm nomes divulgados pelo MPAL

Cinco pessoas foram presas em Maceió e uma em Santa Catarina

Por Redação 21/06/2022 08h08 - Atualizado em 21/06/2022 09h09
Presos em operação contra fraudes em notas fiscais têm nomes divulgados pelo MPAL
‘Noteiras III' - Foto: Reprodução

O nome de seis pessoas que foram presas durante a Operação ‘Noteiras III', deflagrada na manhã desta terça-feira (21), suspeitas de integrar um grupo criminoso acostumado na prática de fraudes em notas fiscais, foi divulgado pelo Ministério Público de Alagoas.

De acordo com o órgão, em Maceió estão detidos João Praxedes Filho, Léa Rodrigues Heuer, Erisson Marques da Silva, Cícero Ângelo Peixoto Oliveira e Gessica Aurélio da Silva Santos. Já em Santa Catarina, foi preso Jaison Nandi Cardozo.

No total,  foram cumpridos nesta ação, oito mandados de prisão preventiva (sendo seis em Maceió e dois em Santa Catarina), e mais 14 de busca e apreensão (dez em Maceió e quatro em Santa Catarina) por determinação da 17ª Vara Criminal da Capital.

Os presos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) da capital e, em seguida, vão participar de audiência de custódia promovida pelo Poder Judiciário. O magistrado decidirá se mantém a prisão ou concede a liberdade.

Fraudes

Conforme informações do Gaesf, as fraudes se deram por meio da emissão de 100 (cem) notas fiscais fraudulentas, no valor aproximado de R$ 23 milhões, através de 04 (quatro) empresas de fachada, com informações inverídicas relativas à propriedade e gestão desses estabelecimentos comerciais, que, na prática, jamais existiram. Estas empresas são conhecidas como paper companies.

Operação do MP/AL cumpre mandados de prisão em AL e SC