Polícia

Delegados de Alagoas rebatem críticas após serem acusados de exibicionismo

Fábio Costa, Leonam Pinheiro e Thiago Prado usam redes sociais e respondem acusações

Por Redação 27/05/2022 14h02 - Atualizado em 27/05/2022 15h03
Delegados de Alagoas rebatem críticas após serem acusados de exibicionismo
Delegados de Alagoas rebateram críticas e acusações - Foto: Divulgação

O clima na assembleia legislativa de Alagoas (ALE) pegou fogo quando os deputados estaduais: Ronaldo Medeiros e Chico Tenório criticaram ações policiais que são utilizada como autopromoção, ou seja, para marketing pessoal. Chico, em especial, citou o nome dos delegados: Fábio Costa, Leonam Pinheiro e Thiago Prado, que logo cientes da notícia, se posicionaram por meio das redes sociais. 

Fábio e Prado gravaram um vídeo juntos rebatendo as declarações feitas pelo deputado estadual Francisco Tenório. Que durante a sessão, citou o nome dos delegados e afirma que eles agem de maneira deliberada, com objetivos políticos. Já Leonam gravou e postou em seu Instagram de maneira isolada. 

“Reconheço que tem colegas meus, delegados, que têm exagerado nas suas exibições das ações policiais, com objetivos eleitorais. Até pedi ao deputado Medeiros (Ronaldo), se for falar cite nomes. Nós temos três delegados que estão com esse hábito”, diz o deputado Chico, antes de citar os nomes de Costa, Pinheiro e de Prado.

Os delegados dizem, no vídeo divulgado por eles, repudiar a postura do deputado estadual, que já foi uma autoridade policial (Tenório é delegado aposentado). Prado e Costa afirmam também que, muitas vezes, as imagens que gravam são utilizadas para provar que as ações policiais são legítimas e legais. E garantem que as filmagens são feitas a partir de câmeras instaladas nos coletes dos próprios policiais da equipe, sem desvio da função deles.

“Dedico minha vida à segurança pública há 20 anos, me arriscando por incontáveis vezes para defender os cidadãos alagoanos. Durante este tempo, nunca pratiquei absolutamente nenhum desvio de conduta. Nunca pratiquei uma falta funcional sequer. Não fui investigado por envolvimento em crime de homicídio, peculato, lavagem de dinheiro, tão pouco fui investigado por formação de quadrilha”, afirmou o delegado Fábio Costa.

Fábio que é vereador por Maceió destaca que sua principal missão é estar ao lado da sociedade e combater ao mal. O delegado diz ter certeza de que honra as forças policiais e as pessoas de bem do Estado, sem ter nada a esconder.

Ainda no vídeo, os delegados mostram noticias veiculadas sobre Francisco Tenório e Fábio Costa alfineta: “Eu também nunca trabalhei dentro de uma delegacia de polícia com uma tornozeleira na canela. Fui eleito vereador recentemente com o voto daqueles que acreditam numa nova forma de fazer política e não com a finalidade de escapar de investigações utilizando o foro privilegiado”.

Também em suas redes sociais, o delegado Leonam Pinheiro define a discussão dos deputados sobre o comportamento dos delegados como “represálias”.

“As represálias continuam […] Engraçado que esse políticos, na hora de inaugurar suas obras podem se utilizar de equipes de filmagens, equipes caríssimas de marketing e publicidade! Mas nós, servidores públicos, delegados de polícia, médicos, garis, não podemos fazer o nosso serviço com transparência e prestação de contas. A grade diferença entre vocês políticos tradicionais de carreira e a gente que trabalha no dia a dia prendendo criminosos, é que a gente não só fala, a gente vai lá e faz. O que incomoda vocês, eu sei. É o fato de que a gente não defende bandidos, a gente prende bandidos!", diz Leonam Pinheiro.

“É uma pena que eu não tenho ainda, a atribuição de investigar os senhores. Será que é esse o medo de vocês? Será que é isso que está os deixando tão incomodados?", finaliza o delegado.