Polícia

Ação da PM, PF e IBAMA flagra anilhas adulteradas e falsificadas em Torneio de Canto de Pássaros

Evento foi realizado na Barra de São Miguel neste domingo (19), 16 pessoas foram conduzidas para a Superintendência da PF

Por Redação com Assessoria 20/09/2021 13h01
Ação da PM, PF e IBAMA flagra anilhas adulteradas e falsificadas em Torneio de Canto de Pássaros
Divulgação - Foto: Assessoria

Uma ação conjunta de fiscalização entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Polícia Militar (PM) e o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Alagoas (BPA-PM/AL) para fiscalizar um "Torneio de Canto de Pássaros" na Barra de São Miguel, neste domingo (19), constatou ilegalidades no evento.

Durante a fiscalização, agentes perceberam a presença de aves sem a utilização de anilhas sob registro no IBAMA, como também a identificação de aves com anilhas falsificadas ou adulteradas.

16 pessoas foram conduzidas para a Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas para que pudessem prestar esclarecimentos. Foram também encaminhadas 34 aves para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, as quais serão submetidas a exame pericial nas anilhas com apuração dos resultados em Inquérito Policial que será instaurado na PF em Alagoas.

A falsificação de anilhas constitui uma espécie de crime de falsificação de documento com pena de reclusão de 2 a 6 anos, previsto no art. 296, § 1º, Inciso I, do Código Penal.