Polícia

BPA resgata 100 animais silvestres e apreende 21 armas de fogo em operação conjunta

Operação Curupira também resgatou uma ave ameaçada de extinção em Murici

Por Redação com Assessoria 28/07/2021 17h05
BPA resgata 100 animais silvestres e apreende 21 armas de fogo em operação conjunta
Ação da BPA foi em conjunto com a ICMBio e IMA - Foto: Assessoria

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) encerrou a Operação Curupira 14, que foi realizada entre os dias 20 e 26 de julho e que resultou na prisão de seis pessoas, na apreensão de 21 armas de fogo e no resgate de 100 animais silvestres, sendo um deles a ave jacu-de-alagoas que é uma espécie ameaçada de extinção. A ação de fiscalização aconteceu em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

A operação foi realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) e na Estação Ecológica, ambas na cidade de Murici, e também contou com a participação do comandante do BPA, o tenente-coronel Roberto Júnior, que ressaltou a importância de ações de fiscalização ambiental.

Existe, no imaginário da popular, a percepção equivocada de que arma de caça não oferece risco à vida, pois, o estatuto do desarmamento prevê a figura do caçador para subsistência, e há, de fato, mas não podemos esquecer que muitos óbitos decorrem do porte irregular desse artefato. Sabemos também que um cidadão ao ingressar em uma mata ao ser atingido por uma armadilha de caça pode sofrer prejuízos. O Batalhão de Polícia Ambiental está aqui para que as pessoas tenham o Estado como garantidor dessa fiscalização e cumprimento de normas ambientais”, disse o comandante da unidade especializada.

No saldo da operação foram apreendidas 20 espingardas e um rifle; 21 canos de espera, que são armadilhas furtivas utilizadas por caçadores para capturar animais sem que seja necessária sua presença no local; 94 munições, sendo 43 deflagradas e 51 intactas; 24 sacos de carvão; 27 jacarés vivos; duas carcaças, sendo uma de tatu e uma de cutia, uma pele de quati; e 71 pássaros silvestres.