Polícia

PC prende organização criminosa que aplicava golpes bancários

Criminosos foram presos após um trabalho de investigação que teve início no mês de julho de 2016

Por Larissa Wilson com SSP/PC-AL 02/02/2017 22h10
PC prende organização criminosa que aplicava golpes bancários

A Polícia Civil de Alagoas, num trabalho da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) e da Seção de Antissequestro (SAS), divulgou a prisão de três pessoas acusadas de participarem de uma organização criminosa responsável pela prática de crimes contra a ordem tributária,  estelionato e falsidade ideológica.

As prisões foram divulgadas pelo delegado Filipe Caldas, titular da SAS que disse que as ações foram desenvolvidas durante o mês de janeiro deste ano.

Juesly Calheiros Santos, Wallace Fernandes Moreira Silva e Bruno Manoel Gomes Arcanjo foram presos após um trabalho de investigação que teve início no mês de julho de 2016.

Segundo o delegado Filipe Caldas, os acusados falsificavam boletos bancários e enviavam para diversas empresas, que realizavam o pagamento acreditando se tratar de uma cobrança bancária verdadeira. Porém, o código de barras não correspondia com as informações do boleto e o valor pago era depositado na conta de um terceiro.

De acordo com as investigações, o terceiro era um “laranja” que desconhecia a transação, e, geralmente, se tratava de uma pessoa com baixa instrução, que era convencida de assinar documentos, estabelecer firma em cartório, fornecer dados pessoais e criar conta bancária para a realização do golpe. Em contrapartida,  o “laranja” ficava com 15% do valor da transação criminosa, e os demais participantes da organização ficavam com o restante do valor depositado.

As prisões ocorreram em cumprimento aos mandados de prisão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

O delegado Filipe Caldas destacou o apoio que tem recebido do delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, e do diretor da Gerência de Recursos Especiais (GRE), delegado Mário Jorge Barros.