Cooperativismo

Dia de Campo da Coopaiba vai incentivar produção em consórcio na agricultura familiar

Programação do evento trará oportunidade para que o agricultor possa ampliar o conhecimento técnico para a produção do coco junto a outras culturas

Por BCCOM Comunicação 14/05/2024 17h05
Dia de Campo da Coopaiba vai incentivar produção  em consórcio na agricultura familiar
Atividade vai fortalecer a produção de polpa de frutas por meio da agroindústria da COOPAIBA - Foto: Assessoria

Incentivando a diversificação das culturas na agricultura familiar, o Dia de Campo Integração entre as lavouras do Coco e da Fruticultura será promovido nesta sexta-feira,17, pela Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (COOPAIBA). A atividade vai acontecer nesta sexta-feira,17, a partir das 8h, na propriedade experimental da cooperativa no povoado Penedinho.

A programação do evento trará oportunidade para que o agricultor possa ampliar o conhecimento técnico para a produção do coco junto a outras culturas dentro de uma mesma propriedade. Inicialmente será trabalhada a integração das lavouras do coco junto a produção do limão.

Com um projeto voltado para o fomento da produção de furtas, os técnicos da cooperativa vão apresentar os sistemas de biblioteca visual onde serão possíveis visualizar diferentes tipos de pragas e ainda aprender mais sobre os modelos de solos típicos da região. Os agricultores também poderão conhecer como funciona o modelo de quintais produtivos, que vão ensinar os agricultores a ampliar a renda por meio da cultura em seus próprios quintais. A programação também vai contar com palestras sobre o ciclo produtivo do coqueiro e apresentar subprodutos do coco.

De acordo com o coordenador técnico, Rafael Emanuel, além de fortalecer o trabalho dos agricultores familiares, a atividade também vai fortalecer a produção de polpa de frutas por meio da agroindústria da COOPAIBA.

“O projeto conta com a intercooperação de cooperativas e o simples objetivo de ampliar o nicho de atuação, tendo em vista a vocação natural da região para a lida com o coco e fruticultura. Esse é mais um projeto de visão inovadora da Coopaiba que vai implementar a cadeia produtiva de frutas com o beneficiamento final na indústria”, explicou.