Nacional
Surto de Ebola no Congo segue em expansão, alerta OMS
Organização Mundial da Saúde afirma que transmissão ainda não foi controlada; país já registrou 1.561 casos e 506 mortes pela variante Bundibugyo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta terça-feira (7) que o surto de Ebola na República Democrática do Congo permanece em fase de expansão e ainda não se estabilizou. Segundo a entidade, a transmissão da doença é agravada pela intensa movimentação da população local.
O país já confirmou 1.561 casos e 506 mortes, configurando o pior surto da rara cepa Bundibugyo do Ebola. Até o momento, não há tratamento ou cura comprovados para essa variante, de acordo com a OMS.
“Infelizmente, ainda está na fase de expansão. Gostaríamos de dizer que a situação está se estabilizando, mas, francamente, ainda não podemos afirmar isso”, afirmou a médica Anne Ancia, representante da OMS no país, durante videoconferência com repórteres a partir de Bunia, epicentro da epidemia.
Anne Ancia destacou que alguns centros de tratamento do Ebola já operam próximos da capacidade máxima, com índices de ocupação em torno de 90%.
Outro desafio, segundo a médica, é que trabalhadores da cidade mineira de Mongbwalu que adoecem não procuram tratamento localmente. Em vez disso, viajam para outras regiões, contribuindo para a disseminação do vírus.
“Os deslocamentos populacionais, a insegurança persistente e a fragilidade do sistema de saúde continuam a complicar os esforços para controlar o surto”, acrescentou.

