Nacional

Após enchentes, Ubá registra primeira morte por leptospirose

A vítima é uma mulher com idade entre 30 e 35 anos

Por Agência Brasil com Redação 11/03/2026 14h02
Após enchentes, Ubá registra primeira morte por leptospirose

A Secretaria de Saúde de Ubá, município de Minas Gerais fortemente afetado por chuvas e enchentes no fim de fevereiro, confirmou nesta quarta-feira (11) a primeira morte por leptospirose.

A vítima é uma mulher com idade entre 30 e 35 anos.

Segundo a secretaria, outros 41 casos suspeitos da doença foram notificados e seguem em investigação epidemiológica. As amostras foram enviadas para análise na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.

Nas redes sociais, a Secretaria de Saúde reforçou que a leptospirose pode ser transmitida pelo contato com água ou lama contaminada pela urina de ratos, situação comum após enchentes. A orientação é que a população fique atenta aos seguintes sintomas:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor intensa no corpo, principalmente nas panturrilhas;
  • Náuseas e vômitos.

Em caso de sintomas, a recomendação é procurar uma unidade de saúde. “Se houver agravamento, busque atendimento hospitalar imediato. As equipes de saúde seguem monitorando a situação e intensificando as ações de prevenção no município”.