Nacional
Vítima de intoxicação por metanol morre em hospital na Bahia
Outras duas pessoas seguem internadas em Salvador; quatro já receberam alta
Um homem de 31 anos morreu em decorrência de complicações causadas por intoxicação por metanol no município de Ribeira do Pombal, interior da Bahia. Vinícius Oliveira Vieira estava internado no Hospital Couto Maia, em Salvador, mas não resistiu e faleceu na sexta-feira (2).
Ao todo, sete pessoas foram afetadas após consumir bebidas alcoólicas adquiridas em um mesmo depósito da cidade. Seis delas ingeriram a bebida em uma festa de noivado, enquanto Vinícius havia comprado o produto no dia anterior e foi o primeiro a apresentar sintomas.
Quatro vítimas que estavam internadas no Hospital Geral Santa Tereza receberam alta após melhora clínica.
Outras duas, em estado mais grave, foram transferidas para Salvador e permanecem internadas no Hospital Couto Maia. Uma delas está intubada.
Fiscalização e medidas
A Polícia Civil e a Vigilância Sanitária Municipal lacraram o depósito de bebidas onde os produtos foram adquiridos. Outros estabelecimentos também tiveram mercadorias recolhidas. Exames realizados pelo Departamento de Polícia Técnica confirmaram a presença de metanol nas amostras de sangue dos pacientes e nas bebidas apreendidas.
Diante da gravidade, a prefeitura de Ribeira do Pombal publicou decreto proibindo temporariamente a comercialização e consumo de bebidas destiladas em bares, restaurantes, eventos e comércio ambulante. A medida vale até 5 de janeiro e prevê sanções como apreensão e inutilização de produtos em caso de descumprimento.
Monitoramento
O Ministério da Saúde informou que acompanha os casos e reforçou o estoque de antídotos no estado. Foram enviadas 100 unidades de fomepizol, medicamento usado no tratamento da intoxicação por metanol.
Atualmente, a rede estadual dispõe de 318 ampolas de etanol e 206 de fomepizol para atender pacientes.
O metanol é uma substância altamente tóxica, capaz de provocar lesões graves e risco de morte quando ingerido.


