Nacional

Em mensagem de Natal, Lula faz balanço do ano e defende o fim da escala 6×1

Presidente destacou avanços sociais e econômicos e afirmou que irá lutar pela redução da jornada de trabalho sem corte de salários

Por Redação 25/12/2025 08h08
Em mensagem de Natal, Lula faz balanço do ano e defende o fim da escala 6×1
Em pronunciamento de Natal, Lula apresentou balanço do governo e voltou a defender o fim da escala 6×1 - Foto: © Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta quarta-feira (24/12), véspera de Natal. Na mensagem, apresentou um balanço das ações do governo ao longo do ano e voltou a defender o fim da escala de trabalho 6×1, com redução da jornada sem diminuição de salários.

Durante a fala exibida na TV e no rádio, Lula afirmou que a proposta atende a uma reivindicação histórica dos trabalhadores e deve ser tratada como prioridade pelo poder público.

“Nenhum direito é tão urgente, hoje, quanto o direito ao tempo. Não é justo que uma pessoa seja obrigada a trabalhar duro durante seis dias. O fim da escala 6×1 é uma demanda do povo que cabe a nós, representantes do povo, escutar e transformar em realidade”, declarou Lula.

Avanços sociais e econômicos em 2025


No pronunciamento, o presidente citou resultados sociais e econômicos alcançados pelo governo, como a saída do Brasil do Mapa da Fome, a retomada do Bolsa Família, a valorização do salário mínimo, além de investimentos na geração de empregos e em programas de alimentação escolar.

“Estar nesse mapa significa que muita gente no país não tem o que comer. Por isso retomamos o Bolsa Família, apoiamos a agricultura familiar, valorizamos o salário mínimo, investimos na geração de empregos e na alimentação nas escolas”, destacou.

Lula também voltou a mencionar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, promessa feita durante a campanha presidencial de 2022.

“A partir de janeiro, milhões de famílias terão um dinheiro extra todos os meses. Isso vai aliviar as contas, aquecer a economia e beneficiar o país inteiro”.

O presidente ainda enumerou programas sociais e obras de infraestrutura, como “Agora Tem Especialistas”, “Pé-de-Meia”, “Gás do Povo”, “Luz do Povo”, “Minha Casa Minha Vida” e a chegada do “Reforma Casa Brasil”.

Segundo Lula, o país encerra 2025 com “a menor taxa de desemprego da história, renda média recorde e inflação acumulada em níveis historicamente baixos”.

Segurança pública de olho em 2026


A segurança pública também foi abordada no discurso. O tema deve ganhar centralidade no debate político e eleitoral de 2026, conforme indicou o próprio presidente.

“A Polícia Federal comandou a maior operação já feita contra o crime organizado. O combate às facções criminosas chegou pela primeira vez ao andar de cima. E um povo tão gentil e capaz de produzir coisas tão belas não pode aceitar a violência contra a mulher. Vou liderar um grande esforço nacional envolvendo ministérios, instituições e toda a sociedade brasileira”, afirmou.

COP30 e tarifaço


No cenário internacional, Lula ressaltou o retorno do Brasil ao protagonismo global e citou avanços da política externa ao longo do ano.

“O Brasil voltou a ser respeitado e admirado pelo mundo. Recebemos 9 milhões de turistas estrangeiros, um recorde histórico, e sediamos na Amazônia, em Belém do Pará, o maior evento climático do mundo. A COP30 foi um sucesso e consolidou o Brasil como liderança global no tema mais importante deste século”, disse.

O presidente também comentou os impactos do tarifaço imposto pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. De acordo com o Palácio do Planalto, a Casa Branca reconheceu “progresso inicial” nas negociações iniciadas após uma ligação entre Lula e Trump em outubro, o que abriu caminho para uma revisão parcial das medidas.

“Mas também enfrentamos um desafio inédito: o tarifaço contra o Brasil. Mostramos ao país e ao mundo que somos do diálogo, da fraternidade e não fugimos da luta. Apostamos na diplomacia, protegemos nossas empresas, evitamos demissões. Negociamos o fim do tarifaço”, declarou.

Ao encerrar o pronunciamento, Lula fez um apelo à união e à esperança, desejando boas festas aos brasileiros. “Minha amiga, meu amigo, o Brasil pertence a você. Olhe quem está com você nesta noite. Pense na sua família, em quem você ama, e tenha certeza: vocês venceram e vão continuar vencendo. Desejo a todas as famílias brasileiras um feliz Natal, e um ano novo cheio de paz, prosperidade e novas conquistas. Muito obrigado”.