Nacional
Havaianas: entenda polêmica envolvendo campanha publicitária com Fernanda Torres
Trocadilho com ditado popular gerou debate nas redes sociais
A hashtag “HavaianasNoLixo” tomou conta das redes sociais nesse domingo (21). O movimento contra a marca de sandálias, encabeçado por políticos conservadores e bolsonaristas, foi iniciado por causa de uma campanha publicitária estrelando a atriz Fernanda Torres e foi um dos assuntos mais comentados no X (antigo Twitter).
O debate começou após um trocadilho com a expressão popular “começar o ano com o pé direito”, que foi interpretado como uma crítica velada ao conservadorismo e despertou a ira de figuras da extrema direita, que iniciaram o protesto.
“Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, né? Depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser”, declara a atriz no comercial.
Em vídeo, Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, joga um par de havaianas no lixo.
“Todo mundo sabe que eu estou morando nos Estados Unidos, e eu achava que isso daqui era um símbolo nacional. Já vi muito gringo com essa bandeirinha do Brasil no pé. Só que eu me enganei”, declarou o ex-deputado federal do estado de São Paulo. Em seguida, acusa a marca de ter escolhido a intérprete de Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui” devido ao seu viés político-ideológico e cita nominalmente mulheres condenadas pela invasão à praça dos três poderes em 08 de janeiro de 2023.
“Eles escolheram para ser a garota propaganda da sandália uma pessoa declaradamente de esquerda, uma pessoa que não está nem aí, ou melhor, defende a prisão da Débora do Batom, da Adalgiza, da Iraci Nagoshi, e ainda fala para você não começar o ano com o pé direito”, afirma Eduardo.
“Havaianas: nem todo mundo vai usar” escreveu o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), fazendo referência ao famoso slogan da marca.
Outro posicionamento foi o do apresentador Sikera Júnior, da TV A Crítica, de Manaus. Em seu Instagram, o responsável por conduzir o programa “Alerta” postou um vídeo passando em frente à uma loja da marca “Havaianas” pulando apenas com o pé direito. “Que venha 2026!”, escreveu o apresentador.
Oposição
A deputada federal Erika Hilton (PSOL) também deu seu pronunciamento nas redes. Em postagem no X, ela ironiza a atitude dos parlamentares e cita indiretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso em Brasília.
“Como assim os bolsonaristas tão cancelando até as Havaianas? Será que não serve direito nos cascos deles? Porque quem não gosta de vestir uma Havaianas, ficar bem livre e solta, sem nada preso ou apitando no tornozelo e ir pra onde quiser sem pedir autorização pra ninguém?”, declarou a deputada, fazendo referência à tornozeleira eletrônica utilizada por Bolsonaro.
Recentemente, a parlamentar também viralizou ao fazer um trocadilho com a sigla do Partido Liberal (PL), afirmando que seu significado era “Papuda Lotada”, prisão federal onde se encontram o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e seus aliados condenados por tentativa de golpe de Estado.


