Nacional

“Careca do INSS” presta depoimento voluntário à CPMI que investiga fraudes no INSS

Antônio Carlos Camilo Antunes depõe em Brasília após decisão do STF que o desobrigou a comparecer; sessão terá reforço de segurança da Polícia Legislativa e PF

Por Redação 15/09/2025 09h09
“Careca do INSS” presta depoimento voluntário à CPMI que investiga fraudes no INSS
“Careca do INSS” presta depoimento voluntário à CPMI que investiga fraudes no INSS - Foto: Reprodução

A CPMI que apura irregularidades no INSS ouve nesta segunda-feira (15), a partir das 16h, o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. O depoimento ocorre de forma voluntária, após decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que desobrigou a presença do investigado.

A participação foi negociada entre a defesa de Antunes e a comissão, mesmo após sua prisão na última sexta-feira (12), em nova fase da Operação Sem Desconto da Polícia Federal. O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), informou que a sessão contará com esquema de segurança reforçado pela Polícia Legislativa e pela PF.

Segundo a investigação da PF, Antunes é apontado como intermediário em um esquema de desvio de recursos do INSS. Ele teria recebido valores indevidos e repassado parte a servidores, familiares e empresas ligadas ao instituto. Parlamentares esperam que o depoimento traga detalhes sobre a operação e a rede de envolvidos no caso.