Nacional

Marluce Caldas toma posse no STJ e reforça presença feminina na Corte

Procuradora de Justiça alagoana divide cerimônia de posse com o desembargador Carlos Brandão, em Brasília

Por Esther Barros 02/09/2025 05h05
Marluce Caldas toma posse no STJ e reforça presença feminina na Corte
Marluce Caldas - Foto: Itawi Albuquerque

A procuradora de Justiça Maria Marluce Caldas Bezerra, do Ministério Público de Alagoas (MPAL), será empossada nesta quarta-feira (4) como ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A solenidade, marcada para as 18h em Brasília, será restrita a convidados e profissionais de imprensa, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do STJ no YouTube.

Indicada pelo presidente da República em agosto e aprovada pelo Senado Federal, Marluce ocupará a vaga da ministra Laurita Vaz, aposentada em 2023. 

Com pós-graduação em direito constitucional e processual, ela construiu sua carreira nas áreas criminal e de direitos humanos, ingressando no MPAL em 1986 e sendo promovida a procuradora de Justiça em 2021. Teve participação em debates nacionais, como os que resultaram na promulgação da Lei Seca.

Na mesma cerimônia, também será empossado o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Natural de Teresina, Brandão é mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor pela Universidade Federal da Paraíba. Ingressou na magistratura em 1997 e se tornou desembargador do TRF1 em 2015, além de atuar como professor na Universidade Federal do Piauí. 

Ele assumirá a vaga deixada pela ministra Assusete Magalhães, aposentada em janeiro deste ano.