Nacional

Inscrições para o Fies do segundo semestre começam nesta segunda-feira com mais de 44 mil vagas disponíveis

Programa oferece financiamento estudantil a alunos de baixa renda; prazo vai até 18 de julho e inclui vagas para o Fies Social com financiamento de até 100%

Por Esther Barros 14/07/2025 09h09
Inscrições para o Fies do segundo semestre começam nesta segunda-feira com mais de 44 mil vagas disponíveis
. - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Teve início nesta segunda-feira (14) o período de inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025. 

Os interessados têm até as 23h59 do dia 18 de julho para se inscrever, exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, conforme o edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC).

Nesta edição, estão sendo ofertadas 44.867 vagas, completando o total de 112.168 oportunidades disponibilizadas pelo Fies em 2025, sendo 67.301 delas já ofertadas no primeiro semestre. 

O programa é voltado a estudantes de baixa renda que desejam cursar o ensino superior em instituições privadas bem avaliadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Para se candidatar, é necessário:


ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010;

ter obtido média mínima de 450 pontos nas provas e nota superior a zero na redação;

não ter feito o exame como “treineiro”;

possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554).

Fies Social amplia acesso


Metade das vagas disponíveis é destinada ao Fies Social, modalidade lançada em 2024. Para concorrer, o candidato deve ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759). O Fies Social garante financiamento integral das mensalidades, com reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

A seleção será baseada na nota do Enem, seguindo a ordem decrescente de desempenho, conforme o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Têm prioridade os candidatos que ainda não possuem diploma de curso superior e nunca foram beneficiados pelo programa.

Calendário da seleção


Divulgação do resultado da chamada única: 29 de julho

Complementação da inscrição pelos pré-selecionados: 30 de julho a 1º de agosto

Período da lista de espera: 5 de agosto a 19 de setembro

Os candidatos não pré-selecionados automaticamente comporão a lista de espera, que será usada para preencher eventuais vagas remanescentes.


O MEC reforça que é fundamental que todos os candidatos acompanhem o cronograma oficial e cumpram rigorosamente os prazos estabelecidos no edital. A não observância pode resultar na perda do direito à vaga.