Nacional

Com 2 milhões de candidatos, Concurso Nacional é o maior da história

Soma parcial dos pagamentos da taxa já chega a 2,1 milhões de inscritos em todo o país para o Concurso Público Nacional Unificado

Por Metrópoles 19/02/2024 10h10
Com 2 milhões de candidatos, Concurso Nacional é o maior da história
Com 2 milhões de candidatos, Concurso Nacional é o maior da história - Foto: Wey Alves/Metrópoles

Mais de 2 milhões de inscrições já foram confirmadas no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) até esta segunda-feira (19/2). Já é o maior certane da história do país. O número, somatório dos candidatos isentos de taxas e dos inscritos que já tiveram o pagamento aprovado, é uma parcial das compensações bancárias realizadas no final de semana.

O término do prazo para pagamento da Guia de Recolhimento da União acabou na sexta-feira (16/2), mas a compensação bancária dos boletos pode acontecer em até dois dias.

Depois da consolidação de todos os pagamentos, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos irá divulgar o balanço final de inscrições confirmadas e o número total de inscritos por cada bloco temático, além de outros dados.

O anúncio será feito pela ministra Esther Dweck, em entrevista coletiva programada para esta semana.

Mais de 6 mil vagas


Chamado de “Enem dos concursos“, o certame unificado prevê a seleção de 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. As inscrições foram abertas em 19 de janeiro e se encerraram no dia 9 de fevereiro.

As provas vão acontecer no dia 5 de maio em 220 cidades em todos os estados e Distrito Federal.

O resultado das provas objetivas e preliminares vai ser divulgado no dia 3 de junho e o resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A convocação para posse dos aprovados já acontece em 5 de agosto.