Nacional

Grávida perde bebê após buscar atendimento em cinco hospitais; entenda

Joelma procurou unidade de saúde após sentir dores; ela chegou a ficar 12h em um hospital esperando por atendimento

Por g1 28/07/2023 16h04
Grávida perde bebê após buscar atendimento em cinco hospitais; entenda
Joelma Ribeiro passou por cinco hospitais em dois dias - Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Joelma Ribeiro, grávida de quase 40 semanas, perdeu sua bebê após buscar atendimento em cinco hospitais em Goiás. Moradora de Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, a mulher de 25 anos contou ter procurado atendimento por dois dias.

"Falei para eles que estava sentindo dor, mas não dilatava. Ela [médica] fazia o toque e falava 'você está sentido dor ,mas não dilatou nenhum centímetro'. Eu falei que não posso ter normal, não dou conta. Tinha que ser cesariana", disse Joelma.

A peregrinação começou no sábado (22), quando Joelma começou a sentir dores e foi até um posto de saúde em Trindade, onde foi encaminhada ao Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin).

No Hetrin, a mulher disse que esperou por cerca de 12 horas. Diante da demora, ela procurou o Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) , onde realizou o exame de toque e foi informada que não apresentava dilatação.

Em nota, o Hetrin informou que a mulher deu entrada na unidade às 5h50 e o atendimento no pronto-socorro foi realizado às 6h. Em seguida, ela foi encaminhada para avaliação de especialistas, mas deixou o local antes do atendimento (leia nota na íntegra ao final do texto).

Já o Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara informou que, ao ser atendida na unidade, a mulher estava sem sinais de trabalho de parto, com batimento cardíaco fetal presente e sem sinais de emergência (leia nota na íntegra ao final do texto).

Na madrugada de domingo (23), a mulher voltou ao Hetrin com dores, mas, como não recebeu atendimento, ela foi para o Hospital Maternidade Santa Clara, em Jussara, cidade do pai da bebê.

Em Jussara, foi constatada a morte do bebê, mas, devido à falta de médicos para realizar a cesárea, ela foi encaminhada ao Hospital Estadual São Luís de Montes Belos para realizar a cirurgia.

Nota do Hetrin:

O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), informa que a paciente J. S. R. deu entrada na unidade no sábado (22/07) às 5h50 da manhã. Entrou para a classificação às 5h55 e foi classificada como urgente. O atendimento médico foi realizado às 6h da manhã. Às 6h08 da manhã foi solicitado encaminhamento da paciente. Às 6h38, a paciente foi inserida no Complexo Regulador Estadual, e após esse período, a paciente evadiu-se. O Hospital Estadual de Trindade reforça que contará com uma nova maternidade após a conclusão das obras de reforma e ampliação. A unidade trabalha para oferecer o melhor atendimento para a população de Trindade e região.