Nacional

Após ação, suspeita de bomba no Ministério da Economia é descartada

Pacote suspeito foi encontrado dentro de banheiro químico. Momentos depois, PMDF descartou a existência de explosivos

Por Metrópoles 31/12/2022 16h04 - Atualizado em 31/12/2022 16h04
Após ação, suspeita de bomba no Ministério da Economia é descartada
Imagem ilustrativa - Foto: Myke Sena/Especial Metrópoles

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi acionada, na tarde deste sábado (31cri), para apurar uma suspeita de bomba perto do Ministério da Economia, em Brasília. Cerca de uma hora depois, a existência de explosivos foi descartada.

Segundo a corporação, havia um pacote suspeito dentro de um banheiro químico, em frente ao prédio da pasta federal.

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) deu início à Operação Petardo, para averiguar situações que envolvam explosivos. O caso é o oitavo registrado no DF desde o último dia 23. Em dois deles, houve a confirmação da existência de explosivos.

Atentado

O episódio mais grave aconteceu no último sábado (24/12), quando a PMDF recolheu um explosivo em um caminhão-tanque, perto do Aeroporto Internacional de Brasília. O veículo transportava querosene de aviação e seguia para o terminal.

Responsável pelo plano, o empresário bolsonarista George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos, contou à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) que planejava cometer atentados em Brasília.

Preso com arsenal composto por armas, munição e explosivos, na véspera de Natal, o empresário chegou a dizer que estava “preparado para matar ou para morrer”.