Nacional

TCU suspende auditor que publicou relatório paralelo sobre mortes de Covid-19 no país

Alexandre Figueiredo Marques foi suspendo por 45 dias sim direito a salário

Por Redação 13/09/2021 11h11
TCU suspende auditor que publicou relatório paralelo sobre mortes de Covid-19 no país
Alexandre Marques já foi chamado para depor na CPI da Covid - Foto: Pedro França/Agência Senado

O Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu, por 45 dias, o auditor Alexandre Figueiredo Marques. A razão da suspensão foi ele ter produzido um relatório paralelo que indicava suposta supernotificação de mortes por Covid-19 no Brasil. Documento que foi citado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para atacar estados e medidas restritivas.

A pesquisa publicada pelo servidor contestava o número de mortes por Covid-19 em 2020 e apontava, sem evidências, que o número poderia ser 50% menor que o informado oficialmente. 

"O fato teve o potencial de provocar uma crise institucional entre a Corte e o Poder Executivo, com graves constrangimentos para todos os integrantes desta Casa", declarou a comissão do TCU no documento que informou a suspensão.

A sanção foi sugerida pela comissão do tribunal que comandou o processo administrativo disciplinar contra o servidor e acatada pelo secretário-geral de Administração do TCU, Lúcio Flávio Ferraz.

A decisão foi publicada no diário oficial interno do TCU desta segunda-feira (13/9). O servidor poderá ainda recorrer ao plenário da Corte para tentar reduzir a suspensão.