Municípios

Municípios atingem metas de vacinação com o programa Vacina Alagoas

A Sesau fará uma média de 90% de utilização das doses do imunizante a partir da próxima remessa

Por Redação com AMA/AL 19/04/2021 15h03
Municípios atingem metas de vacinação com o programa Vacina Alagoas
Foto: AMA/AL

O presidente da AMA, Hugo Wanderley anunciou nesta segunda-feira (19), durante a reunião semanal com prefeitos, Sesau, Cosems e secretários de Saúde, que os incentivos do programa “Vacina Alagoas” vão continuar. A garantia foi dada pelo governador, diante de todo o trabalho positivo que os municípios vêm executando dentro das metas do plano de vacinação contra Covid-19.

Com o trabalho que está sendo feito pelos apoiadores do Cosems através da busca ativa, a pactuação feita com a Sesau está sendo cumprida, disse o presidente Rodrigo Buarque.

O pagamento da primeira parcela continua sem distinção para todos os municípios e da segunda a Sesau fará uma média de 90% de utilização das doses a partir da próxima remessa.

Com o início da vacinação para os portadores de comorbidades e síndrome de Down, o presidente da AMA solicitou à Secretaria e ao Cosems a elaboração de um modelo levando em conta as especificações para que todos sigam as mesmas normas. Wanderley também recomendou aos gestores e secretários atenção redobrada e exigência dos atestados emitidos por médicos.

“Mesmo todos os imunossuprimidos sendo elegíveis, a prescrição é obrigatória porque apenas o médico pode atestar se a pessoa pode, neste momento, tomar a vacina ou deixar para um outro período”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Herbert Charles. Ele também ressaltou a necessidade de os gestores optarem por equipes e locais diferentes para a vacinação Covid e Influenza que possui públicos distintos. “Vamos evitar qualquer tipo de problema como já ocorreu em outros Estados”, orientou o presidente da AMA.