Municípios

Tartaruga-cabeçuda é encontrada morta na orla de Maceió

Animal foi localizado na Praia de Ponta Verde e estava em estado avançado de decomposição

Por Redação 01/10/2026 16h04
Tartaruga-cabeçuda é encontrada morta na orla de Maceió
Tartaruga-cabeçuda é encontrada morta na Praia de Ponta Verde - Foto: Reprodução

Uma tartaruga-cabeçuda foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (1º), na Praia de Ponta Verde, em Maceió. O animal já apresentava um estágio avançado de decomposição quando foi localizado.

O Instituto Biota de Conservação foi acionado para atender a ocorrência e realizou o registro do encalhe. Por causa das condições da carcaça, não foi possível fazer uma análise para determinar a causa da morte ou verificar a presença de possíveis sinais de violência.

Durante o atendimento, a equipe identificou a espécie, fez registros fotográficos e marcou o local onde o animal foi encontrado. As informações passam a integrar os dados utilizados pelo instituto no acompanhamento e levantamento de ocorrências de animais marinhos na costa alagoana.

Após o trabalho de registro, a limpeza urbana foi acionada para retirar e sepultar a carcaça na própria faixa de areia. O procedimento deve ocorrer acima da linha da maré, evitando que o corpo seja levado novamente para a água.

A medida também ajuda a controlar odores e reduzir possíveis riscos à saúde pública no trecho da praia.