Municípios

Pós-graduações em duas áreas estão com inscrições abertas em agosto na Ufal

Há vagas para mestrado e doutorado; processo seletivo é gratuito

Por Ascom Ufal 31/07/2026 13h01 - Atualizado em 31/07/2026 13h01
Pós-graduações em duas áreas estão com inscrições abertas em agosto na Ufal
Há vagas para mestrado e doutorado; processo seletivo é gratuito - Foto: Ascom Ufal

O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso de Mestrado Acadêmico. Os interessados podem se inscrever até 13 de agosto, na página do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), onde é preciso preencher um formulário e inserir a documentação comprobatória apenas em formato PDF. Todo processo seletivo é gratuito.

Podem se candidatar portadores de diploma de graduação em Educação ou em áreas afins, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Concluintes de curso superior também podem participar, desde que apresentem a comprovação de conclusão do referido curso até a data da matrícula.

São ofertadas 39 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e sistema de cotas. O processo seletivo é composto por avaliação do projeto de pesquisa, prova escrita, arguição do projeto, memorial acadêmico e análise do currículo. Os candidatos podem escolher entre as linhas de pesquisa “Políticas, Culturas e Currículos”, “Inclusão, Diversidades e Sujeitos” e “Educação, Linguagens e Tecnologias”. As aulas têm início em 2027.

Mestrado e doutorado em Engenharia Química


Até o dia 9 de agosto, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Química (PPGEQ) recebe inscrição para os cursos de Mestrado (20 vagas) e Doutorado (10 vagas) acadêmicos, contemplando a ampla concorrência e o sistema de cotas.

As inscrições devem ser realizadas no Sigaa , com preenchimento de formulário e inserção de todos os documentos em formato PDF.

Ao curso de mestrado, podem se candidatar egressos de graduação, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), na área de Engenharia plena ou bacharelado em Ciências Exatas, cujos currículos e conhecimentos sejam compatíveis com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Ufal. Já para o nível de doutorado, podem se inscrever portadores de diploma de curso de mestrado, reconhecidos pela Capes, e com área, currículos e conhecimentos compatíveis com o PPGEQ.

A seleção e a classificação dos candidatos serão realizadas em uma única etapa, por meio da avaliação do histórico escolar e análise curricular. Para conferir novas oportunidades de pós-graduação, acesse aqui.