Municípios
União dos Palmares recebe coleta itinerante de sangue nesta terça-feira
Iniciativa será realizada das 9h às 16h, no Hospital Regional da Mata (HRM), localizado no bairro Alameda
O município alagoano de União dos Palmares recebe, nesta terça-feira (21), uma ação externa de coleta itinerante de sangue promovida pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal). A iniciativa será realizada das 9h às 16h, no Hospital Regional da Mata (HRM), localizado no bairro Alameda.
Segundo o órgão, para doar sangue, o interessado deve estar em bom estado de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto.
O candidato não pode realizar a doação caso tenha doenças como Chagas, Aids ou sífilis, ou tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade.
Pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing também ficam impedidas de doar sangue pelo período de um ano. Gestantes e mulheres que estão amamentando não podem realizar a doação.
O Hemoal recomenda que o voluntário compareça bem alimentado, evitando o consumo de alimentos gordurosos antes da coleta.
Também é proibido ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação. Além disso, o candidato deve ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

