Municípios
Projeto Poste Limpo retira 140 km de fios inutilizados em Maceió
Iniciativa já removeu 255 toneladas de cabos em 16 bairros da capital
O Projeto Poste Limpo, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina), já retirou 255 toneladas de cabos inutilizados da rede aérea da capital. A ação alcançou 16 bairros, eliminando emaranhados de fios que comprometiam a segurança, a mobilidade urbana e a paisagem da cidade.
O volume removido equivale a 140 quilômetros de cabos, extensão semelhante a uma viagem de Maceió a Maragogi. Esses fios, abandonados por empresas de telecomunicações após manutenções ou substituições, permaneciam presos aos postes sem utilidade, gerando riscos como curtos-circuitos, choques elétricos e até incêndios.
Segundo o diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, o objetivo é garantir segurança e preservar a infraestrutura da iluminação pública. Ele destacou que o projeto não apenas retira cabos obsoletos, mas também organiza a fiação ativa, sem prejudicar os serviços de telecomunicações.
Todo o material recolhido está sendo armazenado e receberá destinação ambientalmente adequada, reforçando o compromisso da Prefeitura com a segurança e a sustentabilidade.

