Municípios

Artista alagoano emociona-se ao ver sua fotografia da Ilha do Ferro no Enem 2025: "Chorei de orgulho"

Com a criatividade de seus artesãos, comunidade alagoana é reconhecida por suas esculturas de madeira

Por Redação 10/11/2025 09h09 - Atualizado em 10/11/2025 10h10
Artista alagoano emociona-se ao ver sua fotografia da Ilha do Ferro no Enem 2025: 'Chorei de orgulho'
Ilha do Ferro - Foto: Ricardo Lêdo / Agência O Globo

Neste domingo (9), a Ilha do Ferro, uma pequena comunidade localizada a cerca de 18 quilômetros do município de Pão de Açúcar, em Alagoas, ganhou destaque nacional ao ser mencionada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A referência à comunidade alagoana ocorreu na prova de Linguagens, que abordou a tradição artística local e a importância da cultura popular na formação da identidade regional.

O enunciado destacou o trabalho criativo dos moradores da Ilha do Ferro, conhecidos por transformar troncos e galhos de madeira em esculturas e objetos artísticos. A habilidade dos artesãos locais, especialmente com a madeira de imburana, foi exaltada como um exemplo de expressão cultural única e significativa.

Gabriel Petri, fotógrafo e grande admirador da arte popular alagoana, foi um dos que se emocionou com o reconhecimento. Em sua fala, ele descreve o impacto pessoal que teve ao ver a Ilha do Ferro mencionada no exame:

"Olha, foi uma avalanche de sensações. Assim que virei a página e vi as bailarinas do Yang Farias, arfei logo de cara. Eu acompanho o trabalho dos mestres alagoanos há muito tempo, tenho algumas peças aqui em casa e sou completamente apaixonado pela arte popular brasileira. Como alagoano, eu sei que o artesanato de Alagoas já atravessou fronteiras ainda mais distantes geograficamente. O Jasson, de Belo Monte, já teve suas peças expostas em Paris, por exemplo, mas ver a arte alagoana estampada na folha do ENEM eu enxergo como uma vitória ainda maior. A segunda surpresa foi perceber que a foto foi retirada de uma matéria feita por uma jornalista alagoana super competente, Nide Lins. Quando me atentei à fonte descrita nas letras miúdas, o sentimento de orgulho tomou conta e não teve jeito, chorei."

A arte da Ilha do Ferro já conquistou reconhecimento no cenário cultural brasileiro, com exposições, documentários e reportagens e até coleção de roupas desfilada na São Paulo Fashion Week, maior semana de moda da América Latina, que reforçam a importância da comunidade como um dos polos mais significativos da arte popular no Nordeste. Entre as peças produzidas, estão bancos, bonecos, pássaros, cobras e outras figuras, que representam a diversidade e a riqueza da cultura nordestina.

Desconhecido até por alguns alagoanos, A Ilha do Ferro se consagra como um grande polo de arte popular, sem perder as raízes e a autenticidade que tornam a comunidade um verdadeiro símbolo da cultura nordestina.