Municípios
Operação “Mata Atlântica em Pé” flagra desmatamento em Maceió
Ação nacional inicia fase de campo com autuação de área degradada no Jardim Petrópolis; 51 alvos serão vistoriados em Alagoas
Com apoio do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), teve início nesta segunda-feira (29) a fase de campo da operação nacional “Mata Atlântica em Pé”, voltada à identificação e responsabilização de desmatamentos ilegais no bioma. Em sua oitava edição, a ação será realizada em 17 estados e prevê a vistoria de 51 alvos em 20 municípios alagoanos ao longo de 15 dias.
Logo no primeiro dia, a equipe confirmou o desmatamento de 3,21 hectares na região do Jardim Petrópolis, em Maceió, o equivalente a três campos e meio de futebol. A área foi identificada por meio de sistemas de monitoramento por satélite, como o “Brasil Mais” e o “MapBiomas”, e confirmada com o uso de drones.
O proprietário do terreno foi autuado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) em R$ 20 mil e poderá responder também nas esferas civil e criminal.
A operação conta com o apoio do MPAL, Ministério Público Federal (MPF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA/PM).
Segundo Rivaldo Couto, superintendente do Ibama em Alagoas, a iniciativa reforça o compromisso com a preservação da biodiversidade e o cumprimento da legislação ambiental. Já o promotor Alberto Fonseca destacou a importância da ação diante da perda de mais de 90% da cobertura original da Mata Atlântica no estado.


