Municípios
Maceió retira mais de 100 toneladas de fios abandonados dos postes
Projeto Poste Limpo melhora segurança, reduz riscos e transforma visual urbano da capital

A paisagem urbana de Maceió começa a mudar com a retirada de fios soltos e obsoletos dos postes da cidade. A ação faz parte do projeto Poste Limpo, lançado pela Prefeitura em maio deste ano, que já recolheu mais de 100 toneladas de cabeamentos abandonados, acumulados ao longo de 15 anos.
Grande parte dos fios pertence a antigas operadoras de telefonia e internet que não atuam mais na capital. Com o abandono, a responsabilidade pela fiscalização recai sobre a concessionária de energia. Para enfrentar o problema, a gestão do prefeito JHC reuniu diversos órgãos e empresas para executar a limpeza e reorganização da rede aérea.
Essa é mais uma ação de melhoria para a cidade. Há pelo menos 15 anos, Maceió vinha acumulando esse cabeamento inativo de forma desordenada, um verdadeiro lixo aéreo. Com o projeto Poste Limpo, já foram recolhidas mais de 100 toneladas de fios obsoletos, promovendo não só o ordenamento como também melhorando a identidade visual da capital, que já é linda por natureza, afirmou o prefeito.
A operação é coordenada pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), com apoio da Associação de Provedores do Estado de Alagoas (Aspeal), da empresa Jamaaw Soluções Inteligentes, responsável pelo mapeamento dos cabos, e também do DMTT e da Alurb.
Durante a retirada, as equipes realizam intervenções técnicas para evitar a interrupção de serviços ativos de internet e organizam a fiação que permanecerá nos postes. Segundo Wellington Santos, vice-presidente da Aspeal, praticamente todos os bairros apresentam acúmulo de cabos, com destaque para Centro, Jacintinho e Benedito Bentes.
O problema é ainda maior nas áreas periféricas, onde o crescimento desordenado e as constantes mudanças de moradores aumentam o número de fios abandonados. Já tivemos casos de caminhões que arrastaram cabos baixos e chegaram a quebrar postes. Infelizmente, até acidentes fatais já ocorreram por conta dessa situação, alertou Wellington.
Moradores já percebem os efeitos da ação. Estela Santos, do Benedito Bentes, relata que se sente mais segura nas ruas. É um alívio andar pela rua e não ver aqueles fios pendurados. Parecia que a qualquer momento iam cair. Não me sentia segura e também não deixava meus filhos brincarem por medo de acontecer algo.
Os bairros de Jatiúca, Pajuçara, Pontal da Barra, Ponta Verde, Jacintinho, Benedito Bentes, Jaraguá e Centro já foram atendidos pelo projeto, que segue em andamento até alcançar toda a área urbana de Maceió.
Com a iniciativa, a Prefeitura reforça o compromisso com a segurança da população, a melhoria da mobilidade urbana e a valorização estética da cidade, combatendo riscos como choques elétricos, curtos-circuitos e quedas de cabos.
