Municípios
Programa Alagoas de Ponta a Ponta leva urbanização e transforma realidade de povoados em Traipu
Com pavimentação e construção de praças, iniciativa do Governo de Alagoas melhora mobilidade, qualidade de vida e fortalece o vínculo das comunidades com a cidade

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), segue promovendo avanços significativos na mobilidade urbana e rural em todas as regiões do estado. Um dos destaques é o programa Alagoas de Ponta a Ponta, responsável pela pavimentação de estradas e criação de acessos que vêm transformando a vida de milhares de alagoanos.
No município de Traipu, a chegada do asfalto aos povoados Olho D’Água da Cerca e Olho D’Água do Campo mudou a realidade local. A obra de cerca de 4 km de extensão trouxe mobilidade, segurança e qualidade de vida para quem vive na região. Para os moradores, a pavimentação representa a realização de um sonho antigo.

A moradora Maria Lúcia dos Anjos, de 68 anos, destaca que a melhoria vai além do transporte. “Agora para ir até a cidade se tornou mais rápido, sem problema com a poeira e com a lama durante o inverno, que sujava a casa e dificultava a vida. Isso foi aguardado por muitos anos por todos nós”, conta.
Assim como dona Maria, muitos moradores viveram da agricultura e enfrentaram dificuldades para escoar a produção, especialmente no período de chuvas. Com a estrada pavimentada, o trajeto continua com a mesma distância, mas o tempo de deslocamento caiu consideravelmente.

O secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, ressalta o impacto direto dessas obras na vida das pessoas. “O programa Alagoas de Ponta a Ponta, um dos responsáveis pela infraestrutura viária e urbana do Estado, vem se destacando pela criação de acessos pavimentados a diversas comunidades rurais, promovendo mobilidade e cidadania para milhares de alagoanos”, afirma.

Nascido na região, o agricultor Emanuel Mauro dos Santos, de 75 anos, celebra o resultado da obra. “Aqui é um lugar tão bom e agora ficou uma bênção. O que a gente mais queria, viu acontecer. Essa estrada ficou uma bênção, ficou muito boa, capricharam para não termos mais problemas”.
Outro morador, José Alfredo de Souza, também de 75 anos, compartilha o mesmo sentimento: “Isso foi uma grande herança deixada aqui para nós. Ficou primeira, ficou um paraíso”
Além da pavimentação, o programa também entregou três praças construídas nos povoados, com espaços de lazer, convivência e atividades físicas. Uma delas conta com área multieventos, playground e academia ao ar livre, ampliando os benefícios para a população.
*Com informações da Ascom Setrand
