Municípios
Homem é denunciado pelo MP-AL por agredir cadela com paulada em Delmiro Gouveia
Imagens mostram o momento em que o agressor chega de motocicleta e desfere uma paulada na cabeça do animal

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) denunciou um homem por maus-tratos a animais após ele ser flagrado por câmeras de segurança e por testemunhas agredindo uma cadela com uma paulada, no município de Delmiro Gouveia, Sertão alagoano. O caso ocorreu no dia 10 de julho e ganhou repercussão nas redes sociais, onde as imagens foram amplamente compartilhadas.
Segundo o MP, as imagens mostram o momento em que o agressor chega de motocicleta a uma estrada que dá acesso ao distrito de Lagoinha. Ele estaciona o veículo e, sem qualquer motivo aparente, desfere uma paulada na cabeça do animal. A cadela, mesmo ferida, ainda tenta se levantar, mas apresenta sinais visíveis de dor.
“Além das testemunhas, tivemos acesso a imagens de câmeras de videomonitoramento mostrando a situação decadente do animal, ao tempo em que há registros do autor deixando o local. O vídeo, inclusive, foi compartilhado no Facebook por uma cidadã e disseminado em outras redes pela comunidade local, além de ser divulgado em alguns sites”, disse o promotor de Justiça.
O MP-AL solicitou que o acusado se manifeste sobre a denúncia no prazo de 10 dias, conforme determina a legislação vigente. Também foi requerido que seja anexado ao processo o laudo de atendimento da cadela, realizado na Clínica Veterinária Reino Animal, para que o agressor possa ser responsabilizado pelas despesas do tratamento.
A denúncia foi fundamentada na Lei nº 14.064/2020, que aumenta a pena para crimes de maus-tratos quando cometidos contra cães e gatos, podendo chegar a até cinco anos de reclusão.
