Municípios
Lagoa transborda, ruas alagam e aulas são suspensas em Marechal Deodoro
: Temporal afeta cidades do interior de Alagoas; Defesa Civil alerta para risco de novos transbordamentos e deslizamentos

As fortes chuvas que atingem Alagoas desde o fim de semana continuam provocando transtornos em diversas cidades do estado.
Em Marechal Deodoro, a Lagoa Manguaba transbordou nesta segunda-feira (30), alagando ruas do Centro da cidade e forçando a suspensão das aulas, que seriam retomadas nesta terça-feira (1º). A prefeitura ainda não divulgou nova data para o retorno.
Além da paralisação das atividades escolares, parte das unidades de ensino foi adaptada para acolher famílias desalojadas.
Segundo a prefeitura, 23 pessoas precisaram deixar suas casas, sendo que a maioria se abrigou com parentes. Apenas uma família foi direcionada a uma escola pública.
Estragos em outras cidades
No município de São Miguel dos Campos, o rio São Miguel também transbordou, deixando 182 pessoas desalojadas até o final da tarde de segunda-feira. Imagens divulgadas pela prefeitura mostram ruas tomadas pela água.
Em Atalaia, uma casa desabou no povoado Chã da Jaqueira, também na segunda-feira. Ninguém se feriu, mas outras duas residências apresentam risco de desabamento, e seus moradores foram acolhidos por vizinhos. Ainda na região, uma casa foi atingida por um deslizamento de barreira próximo à BR-316.
Apesar da previsão de diminuição das chuvas nos próximos dias, a Defesa Civil estadual mantém o alerta para o risco de transbordamento do rio Jacuípe.
A recomendação é que moradores de áreas ribeirinhas fiquem atentos ao nível da água e deixem locais de risco em caso de necessidade.
A população pode acionar a Defesa Civil em situações de emergência pelo telefone 199.
