Municípios
Chuvas castigam interior de Alagoas e provocam caos em São Luís do Quitunde
Com o rio Santo Antônio acima do nível histórico, cidade entra em emergência; moradores enfrentam alagamentos e são resgatados até em pedaço de isopor

Após quatro dias consecutivos de fortes chuvas, São Luís do Quitunde, município do interior de Alagoas, enfrenta uma grave crise.
O rio Santo Antônio, que corta a cidade, transbordou e atingiu 4,74 metros, o maior nível registrado desde o início das precipitações no último sábado (17).
Diante do cenário de alagamentos e riscos iminentes, a prefeitura decretou situação de emergência na noite de quarta-feira (20).
As cenas de resgate revelam o drama vivido pela população: moradores foram retirados de suas casas por meio de botes, canoas improvisadas e até em pedaços de isopor.
Em uma das ruas completamente submersas, uma mulher precisou se apoiar em uma placa de isopor para escapar da inundação.
O vendedor Eraldo Profito de Melo e sua esposa viram a casa ser tomada pela água. Tentaram salvar móveis e eletrodomésticos, mas o prejuízo foi inevitável. “O que pode tirar, estamos tirando. O que não pode, estamos perdendo tudo”, lamentou.
A situação tende a se agravar, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta para a continuidade das chuvas até esta quinta-feira (22).
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu alerta para risco de deslizamentos de terra na região.
De acordo com boletim da Defesa Civil Estadual, os temporais afetaram 13 municípios e obrigaram 722 pessoas a deixarem suas residências.
Destas, 267 estão desabrigadas e 455 desalojadas, aguardando a normalização da situação.
A cidade de São Luís do Quitunde tornou-se símbolo do impacto das chuvas que atingem o estado de forma intensa neste mês de maio.
