Municípios
São José da Laje completa oito meses sem registro de homicídios
Queda na violência é atribuída à atuação integrada da segurança pública e apoio da população

O município de São José da Laje, situado na Zona da Mata alagoana, completa neste mês de maio o marco histórico de oito meses sem registro de homicídios consumados. A última ocorrência registrada ocorreu em 15 de novembro de 2024, fato que evidencia uma redução significativa na violência letal da cidade.
Este resultado é fruto do trabalho integrado das forças de segurança sediadas no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de São José da Laje. A equipe do 115º Distrito Policial da Polícia Civil, em comunhão de esforços com a Polícia Militar e com o apoio da Guarda Municipal, tem desempenhado papel fundamental na manutenção da ordem pública.
A Polícia Civil reforça que a colaboração da população, por meio de denúncias anônimas, através do disque denúncia 181 e informações repassadas às autoridades, também se mostra decisiva para o êxito das ações preventivas e repressivas.
Esse trabalho investigativo busca não apenas elucidar os crimes, mas também afastar a sensação de impunidade e insegurança entre os cidadãos. Foram promovidas ações preventivas que incluem representações por prisões preventivas e provisórias, comprimento de mandados de busca e apreensão, bem como ações em relação a sigilos telefônicos e de dados, tudo em estreita colaboração com o Poder Judiciário local, nas pessoas do juiz de direito e do promotor de Justiça da Comarca.
O município de São José da Laje registrou, em 2014, um pico de 27 homicídios. Nos anos subsequentes, houve uma queda gradual, com 11 casos em 2023 e apenas 3 registros em 2024 até o mês de setembro.
Com Ascom PCAL*
