Municípios
Interior alagoano recebe oficinas gratuitas de bordado
Projeto promove acesso à cultura e ao bem-estar por meio da arte feita à mão em Ouro Branco, no sertão alagoano

A cidade de Ouro Branco, no sertão de Alagoas, é palco do Laboratório de Economia Criativa (LEC), que vai oferecer nos dias 7 e 8 de maio oficinas de bordado. As aulas são gratuitas e, para se inscrever, basta se dirigir à casa de Dona Marinete, localizada na Rua do Comércio, nº 19, onde ocorrerão as oficinas.
Inaugurado dia 10 de abril, o projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
A idealização é da arte-educadora Marise Limeira, que ressalta a importância de descentralizar o acesso à cultura. “Trazer esse tipo de ação para o sertão é fortalecer vínculos, reconhecer saberes locais e afirmar que a arte também pulsa com força no interior. O bordado, aqui, vira ferramenta de cuidado, de escuta, de pertencimento e de geração de renda”, afirma.
Sobre o LEC:
Além das oficinas de bordado, o Laboratório de Economia Criativa também oferece aulas de desenho, ampliando as possibilidades de expressão artística dos participantes. Durante a operacionalização do calendário, o projeto prevê ainda a realização dessas oficinas diretamente no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), garantindo o acesso das pessoas atendidas pela unidade às atividades culturais e terapêuticas do laboratório.
Sobre a Lei Aldir Blanc:
A Lei Aldir Blanc (LAB) foi criada para amparar o setor cultural brasileiro durante a pandemia da COVID-19, garantindo recursos para trabalhadores da cultura e espaços culturais. Em 2025, o Governo Federal manteve o fomento por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com recursos assegurados na Lei Orçamentária Anual (LOA).
