Municípios
Festival do Camarão dobra vendas e consolida Arapiraca no roteiro gastronômico de Alagoas
Em comparação com 2024, houve um crescimento de 53,69% nas vendas e, se comparado à primeira edição, em 2023, o aumento chega a 126,27%

A terceira edição do Festival do Camarão, realizada nos dias 25 e 26 de abril, em Arapiraca, consolidou o evento como um dos principais do calendário gastronômico e de turismo de experiência de Alagoas. Promovido pelo Sebrae Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, o festival dobrou o número de vendas em relação ao ano anterior, alcançando 5.055 pratos comercializados e um público estimado em 5 mil visitantes.
O impacto econômico também foi significativo, com estima-se cerca de 100 empregos temporários gerados ao longo dos dois dias de evento. Em comparação com 2024, houve um crescimento de 53,69% nas vendas e, se comparado à primeira edição, em 2023, o aumento chega a 126,27%, revelando o fortalecimento da cadeia produtiva local e a consolidação do evento como vitrine para a gastronomia regional.
“Os números mostram a consolidação do evento e mais ainda a adesão da população, tanto de Arapiraca quanto da região, ao festival, mostrando que a programação local pode e deve ser um fator de atração de visitantes, consolidando o turismo de experiência. Isso amplia a importância do segmento turístico em outras partes do estado, como aqui no Agreste”, avaliou a analista do Sebrae, em Arapiraca, Susylane Ferreira.
Realizado no estacionamento do Supermercado São Luiz, na Avenida Ceci Cunha, o festival reuniu 10 restaurantes locais, cada um oferecendo dois pratos exclusivos à base de camarão, com valor fixo de R$ 19,99. Além da gastronomia, o evento contou com apresentações musicais, espaço kids e feira de artesanato, atraindo famílias e turistas e promovendo o turismo de eventos na região.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca, Hibernon Cavalcante Albuquerque, o crescimento do Festival mostra o potencial da comercialização desse produto na região. “Agradeço às instituições e empresas parceiras que acreditam nessa causa e apoiam o nosso evento, a exemplo do Sebrae Alagoas que desde o primeiro ano está conosco nesse projeto, mostrando que juntos, vamos crescer ainda mais”, afirmou o secretário.
Destaque
Entre os destaques, a empreendedora Alessandra Batista, do Acarajé do Papai, comemorou os resultados. “Esse ano superou as expectativas, praticamente triplicamos as vendas. Mostramos que o camarão, apesar de ser uma proteína nobre, é acessível a todos os públicos. Quase mil acarajés e abarás espalhados pelas ruas e pelos corações dos arapiraquenses. Amamos”, celebrou. O prato oferecido incluía acarajé acompanhado de caruru, vatapá, camarão e salada, além do tradicional abará.
Segundo a analista Susylane Ferreira, o sucesso do evento reforça a importância de iniciativas que integram gastronomia, cultura, turismo e economia local, colocando Arapiraca no centro de um movimento de valorização da culinária regional e fortalecimento do empreendedorismo. “Com números em crescimento ano após ano, o Festival do Camarão já é referência em como a articulação entre setores pode impulsionar resultados expressivos, inclusive o setor turístico”, concluiu a analista.
