Municípios

Municípios do agreste alagoano podem ficar sem água na próxima semana; saiba quais

O abastecimento de água ficará deficiente devido a uma manutenção preventiva

Por Redação* 18/10/2023 16h04
Municípios do agreste alagoano podem ficar sem água na próxima semana; saiba quais
Estação de Tratamento de Água (ETA), em Arapiraca - Foto: Assessoria

Nos dias 24 e 25 de outubro o Sistema Adutor do Agreste (SAA) passará por uma manutenção preventiva que causará a paralisação do sistema para a realização dos serviços. As atividades serão realizadas pela Agreste Saneamento em conjunto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio de Parceria Público Privada (PPP).

As paralizações dos sistemas vão ocorrer na estação de captação do SAA, no Rio São Francisco, e no booster, ambos em Traipu. Também haverá suspensão de trabalhos na Estação de Tratamento de Água (ETA) situada em Arapiraca e na adutora.

Devido à manutenção, o abastecimento de água ficará deficiente nesses dois dias para Craíbas, Igaci e para a parte alta de Arapiraca, formada pelos seguintes bairros: Alto do Cruzeiro, Baixa Grande, Brasiliana, Bom Sucesso, Caititus, Capiatã, Cavaco, Cohab Nova, Cohab Velha, Eldorado, Jardim Maria, Jardim Esperança, Novo Horizonte, Planalto, Santa Edwirges, Santa Esmeralda, Senador Arnon de Mello, Senador Nilo Coelho, Senador Teotônio Vilela e Vila São Vicente.

Entre os trabalhos previstos consta: manutenção em conjuntos motobombas, no volante de inércia, nos bancos capacitores e em outros componentes mecânicos; manutenção preventiva na adutora de 700 mm de diâmetro; inspeções de válvula de retenção e transformadores; além de limpeza nos tanques.

A realização desses serviços é importante para garantir o melhor funcionamento dos equipamentos, evitando paradas mais extensas no futuro. A iniciativa também garante a segurança hídrica na região.

Já na parte baixa de Arapiraca e em outras cidades da região Agreste, o abastecimento não sofrerá interrupções no período, visto que são atendidas por meio do antigo Sistema Coletivo do Agreste (SCA).

O fornecimento de água será retomado progressivamente quando as atividades forem concluídas e o sistema reativado, conforme o tempo de pressurização da rede. O abastecimento voltará ao normal gradativamente nos dias seguintes.

*Com Ascom Casal