Municípios

Área de preservação da Estação Ecológica de Murici é atingida por incêndio

Chamas começaram na tarde da quinta-feira e atingiram uma região de pasto e cerca de 100 metros da área de proteção

Por Redação com G1 Alagoas 03/12/2021 16h04 - Atualizado em 03/12/2021 16h04
Área de preservação da Estação Ecológica de Murici é atingida por incêndio
Incêndio na Estação Ecológica de Murici, Alagoas - Foto: Reprodução

Um incêndio de grandes proporções atingiu a Estação Ecológica de Murici (Esec), no interior de Alagoas. Parte da Estação foi consumida por um incêndio que começou na tarde de quinta-feira (02) no pasto de uma fazenda da região. Nesta sexta (03), agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram ao local para medir a área destruída.

Segundo Marcos Freitas, chefe da Estação Ecológica de Murici e agente de fiscalização ambiental do ICMBio, a maior parte queimada foi pastagem, mas o fogo também pegou parte da borda da estação ecológica, entrando cerca de 50 a 100 metros dentro da mata.

"O fogo começou na Fazenda Jitituba e terminou na Fazenda Santa Fé. Todo proprietário de fazenda que fica em uma área de proteção é responsável pelo que acontece no local, então ele tem que ter todo o cuidado. Uma propriedade que está dentro de uma reserva não pode deixar de ter um 'aceiro', que é um chão limpo entre a mata e o pasto, que impede o fogo de se alastrar", afirmou Marcos, destacando que, nesse local específico, não havia este meio de proteção.

Tendo em vista isso, as equipes ambientais voltarão, na tarde de hoje, ao local do incêndio, para medir a área afetada e, dessa forma, estabelecer a multa que será aplicada ao proprietário do terreno. "Vamos mensurar os danos para podermos saber o valor da multa", destaca.