Municípios

Semscs constata aumento no consumo de álcool e drogas por jovens na Rua Fechada

Em fiscalização, foram apreendidas várias garrafas de bebidas alcoólicas, que estavam sendo consumidas por menores de idade, nesse domingo (19)

Por Redação com Gazeta Web 21/09/2021 10h10 - Atualizado em 21/09/2021 11h11
Semscs constata aumento no consumo de álcool e drogas por jovens na Rua Fechada
Rua Fechada, Maceió - Foto: Ascom Semscs

Nesse domingo (19), equipes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) apreenderam várias garrafas de bebidas alcoólicas, que estavam sendo consumidas por menores de idade na Rua Fechada, após operações de fiscalização para coibir o consumo de álcool e drogas por menores no local.

A ação pertence ao projeto Domingo de Lazer e atua no bairro da Ponta Verde, em Maceió. A Semscs tem constatado um aumento no consumo de bebidas alcoólicas e entorpecentes por crianças e adolescentes no lugar. "Por isso estamos intensificando as ações para o combate a essa ilegalidade, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Tanto na Rua Fechada, local onde realizamos uma operação conjunta, como em outros espaços públicos de Maceió", disse o titular da Semscs, Thiago Prado.

Ainda de acordo com o secretário, os locais onde o consumo de álcool e drogas foi constatado com maior intensidade foram na Praça do Skate, no bairro Ponta Verde, na Praça do Mirante, no Jacintinho, e na Rua Fechada aos domingos, também na Ponta Verde.

No mesmo dia, durante a operação, um homem foi conduzido à Central de Flagrantes após ser flagrado fornecendo bebida alcoólica a duas menores de idade. Além disso, outras duas pessoas foram presas por envolvimento com o tráfico de drogas.

Diante das ocorrências, o secretário afirmou que o primeiro objetivo das ações é cumprir o que determina o ECA e o segundo é preservar a juventude. "A ingestão de álcool e drogas, além de prejudicar a saúde das crianças e dos adolescentes, acaba desviando os jovens do bom caminho, fazendo com que eles se afastem da família, da escola, causando um problema no futuro dessa geração", finalizou.