Municípios

Piranhas recebe dois Sistemas de Dessalinização do Programa Água Doce

Entrega será feita pelo governador Renan Filho nesta quarta-feira (22)

Por Redação com Governo de Alagoas 21/09/2021 10h10
Piranhas recebe dois Sistemas de Dessalinização do Programa Água Doce
Programa já beneficiou mais de 40 mil pessoas no Semiárido e no Sertão - Foto: Reprodução

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) fará a entrega de mais dois Sistemas de Dessalinização do Programa Água Doce (PAD), no município de Piranhas, nesta quarta-feira (22). A ação se faz importante por garantir o acesso à água potável, garantindo maior qualidade de vida para as pessoas.

O governador Renan Filho fará a entrega junto com o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Fernando Pereira, às 10h, no município. Os sistemas que serão entregues ficam no Assentamento Dois Irmãos e na comunidade Lages, e beneficiará mais de 100 pessoas da região. O programa conta com investimentos do Governo Estadual e Federal, que juntos chegam aos R$ 150.000,00.

Até o momento, já foram instalados 101 Sistemas de Dessalinização, em 30 municípios de Alagoas, beneficiando mais de 40 mil pessoas no Semiárido e no Sertão. O Estado é referência na implementação do PAD, trazendo a atenção de outros estados do Nordeste.

O principal objetivo do Programa é estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. Os sistemas de dessalinização são instalados, filtram a água salinizada e transformam 40% do líquido em potável.

Um diferencial do Programa é a gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização, com participação efetiva das comunidades e representantes dos municípios, estados e governo federal. Em cada comunidade são construídos os “acordos de gestão compartilhada”, instrumentos que definem as responsabilidades das partes na gestão.