Municípios

Programa inspira municípios alagoanos a replicar iniciativa de combate a violência contra a mulher

Cidades da Zona da Mata despertam interesse em aderir ao projeto

Por Redação com Prefeitura de Maceió 20/09/2021 16h04
Programa inspira municípios alagoanos a replicar iniciativa de combate a violência contra a mulher
Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres de Maceió em palestra - Foto: Reprodução

Lançado em junho pelo prefeito JHC, o programa Salve Mulher, tem servido de inspiração para outros municípios da capital alagoana. Algumas cidades se reuniram com o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres de Maceió para conhecer a iniciativa, inédita em todo o estado na prevenção da violência contra mulheres e meninas.

Santana do Mundaú, Paulo Jacinto e União dos Palmares são as primeiras a demostrar interesse em implementar o programa. Em Santana do Mundaú, a coordenadora  Ana Paula Mendes, participou do encerramento das campanhas Agosto Lilás e Dourado. Na ocasião, onde foi a palestrante, ela compartilhou sobre os direitos das mulheres, como Maceió intensificou suas ações durante o mês e como vai continuar fortalecendo a rede de combate à violência. Estavam presentes também as vereadoras Dra. Inez, por Santana; Camilla Cassiano, por Paulo Jacinto; e o secretário de Comunicação de União dos Palmares, Leonardo Bastos.

Para o secretário de Comunicação Leonardo Bastos, a problemática é urgente e ele planeja novos encontros com Ana Paula para aprimorar medidas que possam mitigar abusos contra mulheres e crianças na região.

Violência contra a mulher em Alagoas

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que Alagoas está em primeiro lugar em feminicídio do Nordeste, e em quinto lugar a nível nacional. Maceió registrou mil boletins de ocorrência de violência doméstica, somente entre março e agosto de 2021.

“Os números são alarmantes e cresceram ainda mais com a pandemia do coronavírus. Foram 200% de aumento nos índices de violência doméstica. Há muito a ser feito, mas o programa só tem a crescer. Cada programa que é lançado para o benefício dessas vítimas, cada passo dado e cada conversa vem para somar ao nosso objetivo de acolher e transformar a vida dessas mulheres”, finalizou Ana Paula.